É necessário um tratamento de canal dos dentes quando eles estiverem contaminados por bactérias. Dependendo do caso, o dente pode estar comprometido por conta de uma fratura ou cárie avançada, que acaba colocando em risco a polpa do dente.
Quando esse tipo de situação ocorre, é indispensável que um especialista em endodontia seja procurado para tratar da parte interna do dente:
- A cárie destrói o esmalte e a dentina atingindo a polpa do dente: quando a cárie atinge a polpa, em alguns casos, a área ficará inflamada ou infeccionada, fazendo com que o dente fique muito sensível e o paciente comece a sentir dor.
- Degeneração avançada da polpa: nesses casos, nem sempre há dor, mas como esse problema causa infecção, é possível identificá-lo para realizar o tratamento de canal dos dentes.
- Trauma: quando o dente sofre um trauma muito intenso, a polpa morre. A morte da polpa é perceptível pois ocasiona o escurecimento do dente. Mesmo quando não houve esse problema com a polpa, mas ocorreu um trauma no dente que acabou por expor o nervo, é indicado que seja feito o tratamento de canal dos dentes.
- Estrutura comprometida e há a necessidade de colocação de um pino intracanal ou prótese fixa: nesse tipo de caso o tratamento de canal é necessário antes de ser feita a colocação do pino.