A principal diferença está na forma de colocar a prótese. Nesse tipo de tratamento, é necessário fazer um procedimento cirúrgico para instalar os pinos de titânio, como já citamos ao longo deste texto. No entanto, a prótese fixa total é uma estrutura única, que é fixada em alguns implantes.
Em outros casos, como na ponte fixa, o dente artificial é apoiado nos dentes adjacentes. Para fazer o tratamento, é necessário fazer um desgaste para que a prótese se encaixe com perfeição.
A ponte fixa também pode ser feita utilizando apenas um dente como suporte. Ainda há outra alternativa, que é a ponte adesiva. Nesse caso, a prótese é confeccionada com uma estrutura de metal dos dois lados, que é cimentada nos dentes adjacentes, dispensando que haja desgaste em dentes saudáveis.
A prótese sobre implante também é fixa, mas ela é unitária. Além disso, cada dente artificial é fixado em um pino de titânio.
A coroa dentária é outro tipo de prótese fixa que pode ser utilizado para recobrir uma parte ou toda a coroa do dente. Nesse caso, a peça é feita de porcelana e cimentada sobre o dente, sem a necessidade de cirurgia.